quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

"I have a dream..."

Ainda tenho a barriga cheia do grande almoço da passada terça-feira!
Aquilo sim, foi comer até mais não, o Obama em festas não perdoa! Tive oportunidade de conversar com Obama durante uns minutos e não tenho nada a apontar, uma pessoa completamente simpática e que não me deixou qualquer dúvidas de que o futuro irá mudar.

Agora a falar num tom mais sério, a eleição de um negro à Casa Branca é um acontecimento que por muitos foi sempre uma coisa impossível de acontecer. A esses que não acreditaram, espero que agora ganhem uma nova esperança em tudo o que venha pela frente.
Em cada discurso Obama foi ganhando votos, foi ganhando apoiantes, mas principalmente foi ganhando o espírito de um povo, um povo que andava e anda perdido, mas que agora parece ter encontrado um mapa com um caminho bem definido. A começar já pelo anúncio do encerramento da prisão de Guantánamo.

Martin Luther King disse uma vez ter um sonho. Parece-me que esse sonho está realizado.
Barack Obama parece-me muito mais do que mais um presidente na história dos Estados Unidos da América. Nele vemos o sentido de união, não só do povo enquanto povo, mas também enquanto família. Os discursos dele apontam nesse mesmo sentido, utilizando centenas de vezes a palavra "we" (nós).

A mudança acontecerá com um novo presidente no país que mais influência tem no mundo?
Estaremos perante uma nova era? Uma era de mais paz e menos guerra?

Parece-me claramente que sim. Poderá Portugal tirar benefícios disso? Também me parece claramente que sim, Sócrates poderá tirar dali algum partido.

Eu vejo agora no rosto da América um novo rumo! Vejo o mesmo rumo no rosto de Obama!
Vejo-o no rosto do mundo!
O mundo vai mudar, tenho a certeza disso. Já mudou.

Um bom fim de semana para todos os deputados e ministros. Sim, porque eu sou o único que pode desejar um bom fim de semana, nenhum dos outros ministros se atreverá a desejar um bom fim de semana visto que não será correcto desejar um bom fim de semana a uma segunda, ou terça , ou quarta ou mesmo a uma quinta feira.

2 comentários:

Anónimo disse...

pois é... mt bonito fechar guantanamo... e agr para onde vão os «senhores» que eram torturados, cujos direito humanos ninguem preservava mas que... quando libertados, se veio a confirmar que mais de 60% estiveram presentes nos ultimos actos terroristas??? quem é que quer ficar com eles no seu paisinho?? Ninguem :D

«Poderá Portugal tirar benefícios disso?» Claro que pode, como sempre deve ser o 1º a oferecer-se para receber o lixo da América...

País de cabeça baixa este...

Unknown disse...

Então que propõe? Continuar com a prisão de Guantánamo em funcionamento? Continuar, como você própria disse , a torturar e a não preservar os direitos humanos de algumas pessoas?
Em relação à frase "Poderá Portugal tirar benefícios disso?", certamente que não me referia à situação de Guantánamo, mas sim ao facto de Obama ser eleito presidente dos EUA.
Por fim, a transferência de alguns reclusos de Guantánamo para Portugal ainda não está confirmada, e mesmo que se confirme, não vejo um grande mal nisso, só estaremos a ajudar a "distribuir o mal pelas aldeias".