quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

O berço da Nação e os seus louvores.

Senhores Leitores
Senhores Ministros,
Muito bom dia.

Como Ministro da Sociedade que sou, tenho não só por hábito, mas também por obrigação, manter-me informado sobre as notícias da actualidade que ocorrem no nosso território.
Como tal, informo para os mais distraídos e para todos aqueles que nunca tiveram mais de 3 a história de Portugal no 5ºAno, que faz este ano 900 anos do nascimento do nosso primeiro Rei de Portugal D. Afonso Henriques. Espera-se portanto, uma grande festa em Guimarães, para relembrar tal marco da nossa história.
Em Guimarães?
Porque não Coimbra?
Não, não! Viseu este ano é que é!
Pois bem, "Viseu assume-se berço de D. Afonso Henriques", é a notícia que saiu aqui há uns dias no JN. Ao que parece, alguns historiadores chegaram à conclusão de que o nosso Rei fundador, terá nascido na cidade das rotundas. Picardias aparte, entre os dois autarcas das duas cidades, vão haver comemorações nas duas cidades.
O autarca de Viseu tem como trunfos, os historiadores que estão do seu lado, já o de Guimarães... perde credibilidade, a partir do momento em que tudo o que possui a seu favor é uma inscrição na Câmara Municipal que diz: "Nasceu em Guimarães e morreu em Coimbra, onde está sepultado".
Falamos de uma grande personagem histórica sem dúvida, mas para evitar confusões em torno de um local de nascimento, quando nem ao certo se sabe a Data de nascimento, porque não fazermos as comemorações em todas as cidades de Portugal? O que desejaria o nosso Afonso? Como socialistas que somos, porque não nos lembrarmos da nossa história como sociedade única, em vez de andarmos sempre à porrada?

Correcto, este assunto está arrumado. Em seguida e como não desejo ficar só por aqui, trago um tema que surgiu na altura, ainda e só rúbrica "Nós Por Cá" da SIC;
Um militar da GNR, tem ao longo da sua carreira, a possibilidade de ser louvado... Entende-se por isto, receber menções de louvor, em que a companhia por palavra do comandante escreve num papelito, tudo aquilo que valoriza no militar galardoado. Imagino eu que seja a camaradagem, a sua preparação física, as suas atitudes no terreno, o seu comportamento moral e cívico, a pontaria, a facilidade com que diz "carta de conduçom e documentex da biatura", enfim...algo que caracterize a nossa GNR. Achei portanto piada quando encontrei o seguinte louvor feito ao soldado X da companhia da Estrela:



Esta semana em discussão com o Ministro da Defesa, soube ainda que no mês passado um cabo da PSP foi louvado devido ao seu gosto especial para a decoração da sala de convívio do pessoal, do posto avançado de Avintes.
Vamos tentar abrir os olhos para aquilo que interessa!

Sem mais assunto, subscrevo.

Sem comentários: