sábado, 17 de janeiro de 2009

Gás e Alzheimer

É verdade, estou a trabalhar ao sábado.
Um ministro não faz isso, bem sei, estou a ser injusto para com a profissão, mas excepcionalmente esta semana teve de ser assim, até ontem não me foi permitido escrever este texto que agora aqui deixo.
Antes de mais deixo aqui as minhas esperanças e as esperanças de Portugal neste blogue.
Pronto , já está.
Agora escrevo, e escrevo sobre o quê?

Bem nesta semana destacam-se dois acontecimentos: o primeiro sobre a crise do gás proveniente da Rússia. A Ucrânia veio dizer que a Rússia não fornece gás suficiente para a Europa para depois acusarem a Ucrânia de que rouba gás à Europa, foram estas as palavras de Oleg Dubina, director da empresa pública Natfogaz da Ucrânia. É incrível como em duas frases consegui escrever duas vezes a palvra Rússia e três vezes a palavra Ucrânia.
Ora isto torna-se um problema na medida em que Portugal atravessa tempos muito frios. Frio esse que leva a ligar aquecedores. Aquecedores esses que são a gás. Gás esse que provém da Rússia e que passa pela Ucrânia. Portanto é melhor que se entendam. Eu como Ministro dos Negócios Estrangeiros falei com os Ucranianos que me garantem que não roubam gás, que é a Rússia que fornece pouco. A Rússia essa vai levar homens para vigiar os postos de gás na Ucrânia para verem se não há desvios, com o acordo da Ucrânia.
Parece-me um problema perto do fim.

O segundo acontecimento fala sobre o TGV.
Manuela Ferreira Leite veio dizer que se for eleita primeira ministra risca do papel o TGV para Espanha. Sim ela mesmo que no governo de Durão Barroso disse que o projecto do TGV seria um grande "projecto de estratégia para as próxima duas décadas" para Portugal e Espanha.
Vamos lá ver. A Manuela Ferreira Leite não é aquela senhora que disse que Portugal precisava de meio ano de ditadura? Acho que depois disto, tudo o que ela diga a seguir deixa de ter alguma credibilidade. Coitada da senhora.
Fui até Bruxelas na passada quarta feira, e a Comissão Europeia prometeu-me que dos fundos comunitários para a alta velocidade vêm 380 milhões de euros para financiar o projecto.
Acho uma grande ajuda, num projecto que vai ser claramente rentável para Portugal e Espanha.

E foi este o meu primeiro texto, e de o ter escrito a um sábado já estou com dores de cabeça.
Para a semana seguem-se viagens à Palestina, Israel, novamente a Bruxelas, enfim, é a vida de um Ministro.
Até para a semana!

1 comentário:

Anónimo disse...

pera lá, o nosso gás vem da argelia não vem da russia! lol
olhe as fontes senhor ministro :P