domingo, 15 de março de 2009

Lei das armas

Todos sabemos da tragédia que aconteceu esta semana na Alemanha, em que um jovem de 17 anos entrou na sua escola e com uma das armas (de entre 16) que o pai guardava em casa começou a disparar sem piedade matando 15 pessoas, suicidando-se a seguir. Que o rapaz não era bom a fazer contas de cabeça, lá isso não era. E o pai que guardava dezasseis armas em casa, também tem umas culpas no cartório.

Estes casos cada vez passam a ser mais o "pão nosso de cada dia". Estados Unidos, Finlândia, Alemanha são palcos frequentes destes acontecimentos. Isto porquê? Bem, eu digo primeiro que é pela facilidade com que se arranjam armas nestes países. Leis de caça ou de atiradores desportivos são apenas vendas transparentes para que qualquer pessoa possa obter uma arma. Na Finlândia com 15 anos de idade pode-se obter uma arma legalmente! Mas estamos onde? Na selva? Com 15 anos o miúdo ainda brinca às armas com o amigo, só que agora com verdadeiras. Não se compreende. Eu não compreendo.

Neste caso alemão, o pai guardava então em casa 15 armas e 4600 munições. Dessas quinze armas, catorze estavam guardadas num cofre como manda a lei alemã. A pistola "Beretta" de 9 milímetros utilizada no massacre encontrava-se na mesinha de cabeceira do quarto do pai, ao perfeito alcance do rapaz.

Hoje mesmo a chanceler alemã, Angela Merkerl defendeu a ideia de se fiscalizarem casas sem aviso prévio, para que seja assegurado de que as armas estão devidamente guardadas.

Em entrevista à emissora de rádio Deutschlandfunk, Merkel apelou a uma maior vigilância para evitar tragédias semelhantes, "o que implica guardar em segurança armas e munições, e para garantir isso temos de pensar em acções de fiscalização sem aviso prévio".

"Temos de fazer os possíveis para que as crianças não tenham acesso a armas e que não sejam expostas à violência, e temos de ter mais atenção a todos os jovens", acrescentou a chanceler.


Pois eu acho que em primeiro lugar se tem de mudar a lei que vigora. Tem de haver uma maior restrição das pessoas à posse de armas, fazer com que não seja possível que uma pessoa possa ter em casa 15 armas, e a partir daí dificultar ainda mais a posse de arma com fiscalizações sem aviso prévio e multas pesadíssimas para quem tenha armas sem licença.


Cumprimentos.

Sem comentários: