quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Retrato Social

Bons leitores.

Mais uma bela quarta-feira, cheia de paródia e animação por Portugal inteiro, e porquê? Porque é quarta-feira, e não há nada de jeito a dar na televisão, portanto é um bom dia para se fazer negócios, business time para os mais intendidos!
Enquanto no outro dia me encontrava no meu gabinete a revirar uns papéis, encontrei por acaso os "Indicadores Sociais", decorrentes ao final do ano de 2007. Decidi voltar a dar uma vista de olhos ao texto para, de novo, tentar traçar um retrato social da população portuguesa e fazer
uma leitura sobre os desenvolvimentos ocorridos nos últimos anos....
Pfffff. Só espero que os indicadores de 2008 sejam melhores qd sairem. O que mais me assustou foi efectivamente, a taxa de crescimento efectivo (perdoem o pleonasmo), que tem vindo a decair drasticamente nos últimos anos.
O número de casamentos diminuiu, o número de alunos nas escolas aumentou, o número de crimes aumentou, as despesas da casa aumentaram. Enfim, eu poderia fazer uma análise mais pormenorizada sobre este assunto, mas tenho o secretário de estado à minha espera para um almoço no marisqueira do Berardo. Por isso, deixo aqui o link para quem quiser retirar legalmente da interenet o ficheiro documento Adobe Acrobat Reader dos Indicadores Sociais segundo o INE (Instituto Nacional de Estatística).
E antes de ir, deixo só aqui uma pequena conversa que assisti antes dontem, entre um empresário que por acaso nao conhecia e o ministro do trabalho:

Empresário: Bom dia Sr. Eng., há quanto tempo ??!!!
Ministro: Olha, olha, está tudo bem?!
Empresário: Eh pá, mais ou menos, tenho o meu filho desempregado tu é que eras homem para me desenrascar o miúdo.
Ministro: E que habilitações ele tem?!
Empresário: Tem o 12.º completo.
Ministro: O que ele sabe fazer?!
Empresário: Nada, sabe ir para a Discoteca e deitar-se às tantas da manhã!
Ministro: Posso arranjar-lhe um lugar como Assessor, fica a ganhar cerca de 4000, agrada-te?!
Empresário: Isso é muito dinheiro, com a cabeça que ele tem era uma desgraça não arranjas algo com um ordenado mais baixo?!
Ministro: Sim, um lugar de Secretario já se ganha 3000 !...
Empresário: Ainda é muito dinheiro, não tens nada volta dos 600/700 euros ???
Ministro: Eh pá, isso não, para esse ordenado tem de ser Licenciado, falar Inglês, dominar Informática e ainda por cima tem que ir a Concurso Público.
(Conta-Corrente, Gonçalo Breda Marques)

Sem mais assunto, subscrevo.

Sem comentários: