quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Como o petróleo pode voltar aos 100 dólares

Caros ministros, caros deputados, caros cidadãos,

Então não é que eu estive a observar uns dados que me surgiram em cima da mesa, e que por acaso até estavam a atrapalhar, e cheguei à conclusão de que o petróleo pode muito bem chegar novamente a preços com três dígitos à esquerda da vírgula?

A Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP), disse aqui há uns dias que iria reduzir a produção de petróleo em 4,2 milhões de barris diários no segundo trimestre de 2009. Ora, se isto for cumprido os inventários de petróleo cairão certamente, afectando assim a oferta, aumentando consequentemente os preços.

Pelos vistos, o aumento dos preços do petróleo é mesmo necessário, pois devido à recessão mundial, a procura de combustíveis tem diminuído exponencialmente, atrasando ainda mais uma possível recuperação da economia, mas não será esta redução de produção um pouco precipitada? Não estará a economia mundial não preparada para um novo subir dos preços?
Pois eu penso que sim. O poder de compra está baixo, a economia está realmente numa situação de crise e as palavras que mais ouvimos falar são: défice, crise, ruptura, recessão, etc.

Aceito que tenha de haver uma redução de produção, mas essa medida tem de ser tomada com cabeça, talvez uma redução mais pequena do que 4,2 milhões de barris diários.

Se bem que para nós, portugueses, quando falamos de combustíveis, seja igual. Visto que quando o petróleo está a ser negociado a preços astronómicos nós temos combustível a preço astronómico, e quando o preço do petróleo está baixo, nós continuamos na onda dos preços astronómicos.

Até para a semana e bom fim-de-semana!

1 comentário:

Pedro Carvalho disse...

Boa tarde,

Sou um leitor deste blog e desde mais quero dar os parabéns à ideia que me parece original.

Em relação ao post, com o nível de consumo publico e sobretudo privado com que estamos, só um corte abrupto numa "quantidade histórica" levaria o preço para os 100 dólares. Se o corte referido se realizar é mais uma irresponsabilidade dos Senhores do Petróleo, mas por aí já nos vamos habituando... Acredito mais que essa noticia tenha sido só para inflacionar o preço nos mercados.